Mais carros na praça

150 novos taxistas já estão rodando em Curitiba

Curitiba já tem 150 novos táxis rodando na cidade. Eles fazem parte das 640 licenças aprovadas pela licitação aberta em dezembro, que ampliará a frota da cidade em 750 veículos. Outros 300 vencedores do processo estão com a documentação encaminhada e passarão a atender a população e turistas nos próximos dias.

Nesta sexta-feira (16), Marcelo Miamoto completa seu terceiro dia de trabalho como taxista de seu próprio carro. Desde que recebeu a autorização, na quarta-feira (14), o que ele mais fez foi colocar o carro para rodar. “Foi até difícil dormir nesses dias de tão ansioso que estava para trabalhar. A vantagem é que passo o dia todo sorrindo”, afirma.

Miamoto diz ter recebido retornos positivos dos passageiros, que já estão sentindo a diferença do aumento da frota na cidade: “Eles percebem que os carros são novos, elogiam, dão os parabéns e desejam boa sorte, além de comemorar o maior número de táxis”.

Em breve, o taxista vai contar com a ajuda de um dos seus quatro filhos, que está completando a formação obrigatória para se habilitar como condutor. “Temos que trabalhar muito para pagar as contas do carro, quando ele começar vai ficar mais tranquilo”, diz.

Novos na praça

Dirceu da Costa Crispim saiu do pátio de vistoria da Urbs nesta sexta-feira pronto para começar o trabalho. Depois de 16 anos dirigindo o carro de outros taxistas, ele estava ansioso para dirigir o modelo novo que comprou.

Em comemoração, está programado um churrasco com outros amigos classificados na licitação. Para agradecer, Crispim ainda promete uma visita à cidade de Aparecida (SP): “Só estamos escolhendo uma data mais tranquila para viajar, mas vamos até lá com certeza”. Em casa, a felicidade se estende à mulher e aos dois filhos. “Estavam todos fazendo figas”, conta.

José Carlos de Lima também pode começar a atender. “Só preciso passar em casa, tomar banho e trocar de roupa”, brinca. Ele acredita que o carro vai ajudar a fazer diferença na cidade: “Não só o meu, mas também o dos companheiros. Esperávamos há muito tempo por esse aumento de frota”.

Ampliação da frota

Esta é a primeira ampliação da frota de táxi dos últimos 40 anos em Curitiba. A licitação foi aberta em dezembro com a homologação, em abril, de 640 vencedores. Nesta sexta-feira, a comissão de licitação publicou o resultado da análise de 101 envelopes de documentação, habilitando mais 87 concorrentes e abrindo prazo de recurso de cinco dias a partir da próxima segunda-feira (19).