13ª Feira Nordestina agita Londrina e resgata tradições

Interação cultural com resgate de tradições do Nordeste é apenas um dos objetivos da 13ª Feira Nordestina, que será realizada em Londrina, de 4 a 7 de setembro, no Museu de Arte da cidade, que fica na rua Sergipe, nº 640, centro. Durante os quatro dias de festa, os presentes vão poder contar com shows ao vivo, teatro, artesanato, comidas típicas e muita diversão. A entrada é franca.

De acordo com o organizador da Feira Nordestina, Raimundo Maia Campos Junior,  o “Ceará”, esse ano o evento começará com uma procissão que vai sair do calçadão na quinta-feira (dia 4), às 17h30, em direção ao Museu. “Vamos sair em cortejo, tradição nordestina, para dar abertura à festa”, informou. Na sexta-feira, os portões do evento vão abrir às 18h, já no sábado e domingo, a festa começa às 12h30.

A feira vai trazer também diversas oficinas artísticas. O grupo de Renda de Bilros, terá como ministrante, Gracimar Dantas e será realizado de 1º a 4 de setembro, das 14h às 17h30, na Videoteca do Museu de Arte. Os materiais necessários são almofada de bilros, linha e espinhos. No total são 15 vagas com inscrições gratuitas.

Já a oficina de Cerâmica será conduzida por Vitalino Neto. Ela será realizada também de 1º a 4 de setembro em horários diferentes. Na segunda-feira das 14h às 18h, na terça e quarta-feira, das 9h ao meio-dia, e das 14h às 17h. por fim, na quinta-feira das 9h às 12h. O local, será no Berimbau da Cidadania, que fica na rua Minas Gerais, nº 69. O material necessário estará à disposição no Museu em custo. No total são 15 vagas também com inscrições gratuitas.

A terceira oficina é de Xilogravura que será ministrada por Valdeck de Garanhuns, vai ser nos Arcos do Museu de Arte, também de 1º a 4 de setembro. Na segunda-feira das 14h às 18h, na terça e quarta-feira, das 9h ao meio-dia, e das 4h às 17h. por fim, na quinta-feira das 9h às 12h. Os materiais necessários são jogo de goivas, placa de MDF, lápis, borracha e papel para impressão. Também são 15 vagas com inscrições gratuitas.

A última oficina será a do Bumba Boi, conduzida por Tião Carvalho. Ela vai ser realizada de 2 a 3 de setembro, das 19h às 21h, na Vila Cultural Brasil. No total são 30 vagas com inscrições a R$ 20,00. Informações sobre essa oficina com Marcelo pelos telefones 3324-8056 ou 9942-1848.

Todas as inscrições para os grupos deverão ser efetuadas no Museu de Arte de Londrina, até o dia 29 de agosto com Mariane Aranda ou Eliane Ferrari, através do telefone (43) 3337-6238.

Ainda de acordo com Raimundo Junior, serão quatro dias de festa, com apresentação de teatro de bonecos, repentistas e músicos, além de artesanato com rendas do Ceará e cerâmicas de Caruaru. “A cultura nordestina é bem aceita em Londrina. Toda essa interação de povos é positiva”, ressaltou.