12 de fevereiro abre ano letivo nas escolas do PR

As aulas do ano letivo de 2003 na rede estadual de educação básica vão começar dia 12 de fevereiro na maioria dos municípios paranaenses. As férias deverão ocorrer no período de 12 a 28 de julho e o término das aulas está previsto para dia 18 de dezembro. Duzentos e trinta e nove municípios do Estado decidiram adotar este calendário escolar, o que representa 60% do total.

Esta foi uma das opções propostas pela Secretaria Estadual da Educação, que ofereceu ao todo seis calendários, com aulas começando em cinco diferentes datas (10, 12, 17, 19 e 24 de fevereiro) e variações como duração das férias de julho e uso dos sábados para completar os dias letivos.

O segundo calendário mais escolhido foi o que propõe o período letivo de 10 de fevereiro a 17 de dezembro, com férias previstas para 12 a 28 de julho. Esta opção foi feita por 118 municípios, ou 30% do total.

O início das aulas será antecipado nos 13 municípios que irão sediar os Jogos Abertos do Paraná e os Jogos da Juventude. A medida a compensa o recesso que será realizado nos meses de junho e julho, quando as escolas serão utilizadas para as competições e também para alojar os participantes.

Este é o terceiro ano que a Secretaria da Educação permite que os municípios escolham o calendário que melhor se adapta a seus interesses, dentro de opções que respeitam os 60 dias de férias para o professor e a obrigatoriedade de cumprimento de 800 horas de aula em 200 dias letivos. A única exigência feita foi que todas as escolas estaduais de um mesmo município seguissem o mesmo calendário, para facilitar o transporte escolar e a distribuição de merenda.

Voltar ao topo