Polícia Militar

12º Batalhão homenageia o coronel João Gualberto

O 12º Batalhão de Polícia Militar de Curitiba comemorou nesta terça-feira (11) o aniversário do patrono da unidade, coronel João Gualberto. Durante o evento foram inauguradas também as novas instalações do núcleo de ensino Tenente-Coronel Donizete Carlos Ribeiro, que serão destinadas à formação de policiais.

A denominação de “Batalhão João Gualberto” para o 12º BPM foi criada por meio do decreto estadual nº 4.048 de 18 de outubro de 1977, pelo então governador do Estado do Paraná, Jayme Canet Junior. Foi uma homenagem ao coronel João Gualberto, que tombou em combate na Batalha do Irani, quando estava no comando da Polícia Militar do Paraná.

Para o comandante-geral da PM, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, a homenagem é o reconhecimento que se faz sobre o patrono de uma unidade policial e sobre quem ele foi. “Não podemos esquecer jamais a nossa origem e demonstrar de onde fomos forjados. O exemplo do coronel João Gualberto como herói serve para ainda hoje”, comentou o comandante-geral da PM.

“É importante nós cultuarmos os grandes vultos da corporação. A corporação que não cultiva o passado está fadada ao fracasso”, disse o comandante do 12º BPM, tenente-coronel João Alves da Rosa Neto.

O bisneto do homenageado, João Gualberto de Sá Scheffer, 82 anos, afirmou que “a homenagem nada mais é do que o reconhecimento do que fizeram em vida, no sentido da legalidade, do cumprimento de seus deveres e do amor à Pátria”. O neto do homenageado, o procurador da República João Gualberto Garcez Ramos, 48 anos, lembrou que no ano que vem comemora-se os 100 anos de morte do coronel João Gualberto.

O soldado Lopes, do 12º BPM, destacou a homenagem e a inauguração do núcleo de ensino Tenente-Coronel Donizete Carlos Ribeiro. “Os policiais militares vivem em constante evolução. Com as mudanças que ocorrem nas leis e em tudo o que é ligado à segurança pública, o policial tem um aperfeiçoamento”, disse o soldado.

Durante a solenidade, foram homenageados também 18 ex-comandantes do 12º BPM e dez policiais militares que foram passados para a reserva remunerada.

12º BPM

O 12º BPM é responsável por 28 bairros de Curitiba e está localizado no bairro Santa Quitéria. De janeiro a setembro deste ano, o batalhão atendeu a 67 ocorrências envolvendo armas de fogo, além de várias outras situações.

A unidade atende uma população fixa de aproximadamente 367.600 pessoas, mas alguns bairros contam com uma população flutuante, como o Batel (cerca de 500 mil pessoas) e a área central (cerca de 1,5 milhão).

O 12º BPM surgiu em 1900 com a denominação de 1º Batalhão de Infantaria. Em 1953, foi transformado em Batalhão de guardas e, em 1977, recebeu a denominação de 12º BPM.