Chuniti Kawamura
Último dia foi tranqüilo.

Apesar de alguns incidentes, relacionados principalmente à chuva, o último dia do vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) transcorreu com poucos atrasos e número de ausências dentro da média esperada pela instituição. A exemplo do que aconteceu no sábado, ontem também houve tolerância para fechamento dos portões de até 10 minutos (à tarde), facilitando a entrada de muita gente que chegou em cima da hora. Nesta edição do vestibular, a PUC registrou 1.639 ausências nos dois dias de prova em todo o estado, ou seja, 11,6% dos 14,1 mil inscritos.

continua após a publicidade

Pela manhã, por conta da Maratona de Curitiba – que fechou algumas ruas nos arredores da PUC -, os portões foram fechados oito minutos após o horário previsto. Quem estava atrasado pôde responder às questões fora dos seus locais de prova, o que geralmente é aceito pela instituição somente no primeiro dia do vestibular. Mesmo assim, a mudança foi permitida para evitar que os candidatos demorassem ainda mais procurando as salas. Além de Curitiba, o concurso também foi aplicado nos campi de São José dos Pinhais, Londrina, Toledo e Maringá.

Atropelada

Em Curitiba, uma candidata que corria para chegar a tempo foi atropelada na rua em frente ao campus. Rapidamente recebeu os primeiros-socorros e, por segurança, foi transferida para o Hospital Universitário Cajuru. Após exames constatarem que passava bem, a vestibulanda de Publicidade realizou a prova no próprio hospital. A aluna foi acompanhada por fiscal e teve o mesmo tempo de prova que os demais candidatos.

Resultado deve sair na sexta

continua após a publicidade

Por conta da chuva justamente no horário de entrada para as provas da tarde, por volta das 13h, a tolerância para fechamento dos portões chegou a 10 minutos. Em São José dos Pinhais, a mesma chuva causou o destelhamento em pequena área do campus, ocasionando a transferência de uma das turmas para outra sala. Mesmo com os incidentes, os organizadores consideraram que o concurso foi realizado dentro da normalidade. ?Foi tudo tranqüilo, mesmo com a chuva e a maratona; não tivemos prejuízos?, constatou o diretor de Atenção ao Estudante, Sérgio De Angelis (foto).

A prova de Redação foi composta por dois textos: no primeiro, o candidato interpretou um gráfico sobre ?o que os executivos esperam do futuro?; o outro tema foi ?a falta de água no mundo?. O gabarito das provas está disponível no site  www.pucpr.br. A divulgação do resultado do vestibular está prevista para sexta-feira.

continua após a publicidade

Poucas faltas na UTFPR

Dos 5.613 candidatos previstos para o processo seletivo dos cursos técnicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizado na manhã de ontem, 179 faltaram à prova. O índice de ausência de 3,2% foi considerado abaixo da média pelo professor Hans Peters, presidente da Comissão de Fiscalização e Aplicação de Exames de Seleção e Vestibular da instituição. ?O número nos surpreendeu, já que a média de ausência fica geralmente entre 4% e 5%.?

O motivo das poucas faltas, acredita o professor, deve ser atribuído aos cursos novos. Curitiba ofertou pela primeira vez vagas para os cursos de Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Construção Civil, Mecânica, Eletrônica e Segurança do Trabalho.

Os candidatos ainda concorreram aos cursos da UTFPR oferecidos nos campi de Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Medianeira e Pato Branco, totalizando oito unidades com 902 vagas distribuídas entre 19 cursos.