A luta por uma vaga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), antigo Cefet, começou ontem para 10 mil candidatos. Eles concorrem a 1.813 vagas em 41 cursos de Tecnologia, Engenharia e Ciência. A seleção começou às 9h e transcorreu com tranqüilidade, segundo o professor Hans Peters, integrante da comissão de vestibular da instituição.
A média de ausências em todos os locais de prova nos campi da universidade (Curitiba, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa) e nas cidades de Londrina e Maringá, foi de 11,5%. Somente em Curitiba, 730 candidatos não compareceram ao concurso. ?Este número passou muito dos 5 ou 6% registrados nos vestibulares anteriores. Acreditamos que o fato de algumas universidades terem antecipado a divulgação do resultado pode ter contribuído para isso. Os candidatos são aprovados e optam por fazer a matrícula?, explica Peters.
Confiança
Em Curitiba, o estudante Fábio Ruoso, que tenta vaga em Engenharia Elétrica, fazia o vestibular pela primeira vez e estava confiante no resultado. ?Acredito que o nível da prova seja igual ao da Universidade Federal do Paraná (UFPR)?, afirmava Ruoso, antes do início das provas. Ontem, os candidatos testaram seus conhecimentos em Redação, Português, Língua Estrangeira Moderna e Biologia. Para muitos inscritos, estas provas não seriam complicadas. ?Acredito que as provas de hoje (ontem) são fáceis. Aqui, o que pega são as exatas?, diz Emanuele Ferreira da Silveira, candidata ao curso de Artes Gráficas.
Marlus Rafael Bially, que tenta um lugar em Engenharia Mecânica, tem a mesma opinião. ?As exatas são mais difíceis e exigem mais.? Mesmo já tendo feito o vestibular da UFPR no final do ano passado, o estudante estava nervoso com o concurso de ontem. ?Este é o primeiro ano que faço vestibular. Estou um pouco nervoso, mas me preparei. Estudei o ano todo?, comenta.
Desafio
Segundo o candidato Bruno Henrique Czelusniak, que pretende conquistar uma vaga no curso de Química Ambiental, o vestibular pode ser considerado um desafio. É o segundo ano que tenta ingressar na universidade. Apesar de já conhecer como funciona a seleção, o nervosismo bate na hora em que a prova é entregue. ?Não dá para não ficar nervoso. Na hora que senta na carteira, bate aquele branco. Rola cobrança, ansiedade, mas é um desafio que tem que ser vencido?, declara.
Resultado sai no dia 3
Os cursos mais concorridos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná são Engenharia Industrial Mecânica, com 22,2 inscritos por vaga; Tecnologia em Mecatrônica Industrial, com 14,18 candidatos por vaga; e Tecnologia em Química Ambiental, com 13,84 pessoas concorrendo a uma vaga. Hoje, os candidatos fazem provas de Física, Geografia e Química. Amanhã, as questões são de Matemática e História. O resultado do concurso será divulgado no dia 3 do mês que vem, às 16h, nos quadros de avisos de todos os campi. Duas horas mais tarde, a lista de aprovados estará no site www.utfpr.edu.br.