Paraná vai sediar reunião da Concidades no mês de agosto

O Paraná vai sediar em agosto a reunião da Câmara Setorial de Habitação do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades) para a discussão da proposta de implantação do novo Sistema Nacional de Habitação no país. “Para o encontro, vamos mobilizar novamente os conselheiros eleitos na Conferência Estadual das Cidades no ano passado”, disse o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Claudio Romanelli, durante a reunião dos representantes dos governos estaduais do Sul, realizada nestas quarta e quinta-feira, em Florianópolis.

O resultado dos trabalhos na Câmara – que deverá funcionar em caráter permanente – será levado posteriormente para análise do governadores Roberto Requião, Luiz Henrique da Silveira (SC) e Germano Rigotto (RS). Os participantes do encontro também discutiram os pontos mais importantes em debate pelos conselheiros das Cidades, como a criação de uma agência reguladora e de um carteira de investimentos de habitação e também sobre o formato do repasse de recursos para a construção de moradias populares.

De acordo com Romanelli, os Estados do Sul são favoráveis à criação da agência desde que ela funcione de maneira independente. “A agência deverá ter autonomia na fiscalização e regulação do financiamento imobiliário do mercado e de interesse social”, salientou. Além da habitação, o ConCidades tem ainda outras três câmaras setoriais (Saneamento, Transporte e Mobilidade Urbana, e Trânsito e Organização do Espaço Urbano). Os representantes das Câmaras estarão reunidos em Brasília, entre os dias 2 e 4 de setembro para apresentação aos conselheiros das propostas discutidas regionalmente pelo país.

Voltar ao topo