Paraná vai reutilizar pneus velhos para atacar a dengue

O governador Roberto Requião, o diretor-presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e representes da Petrobrás e da Associação de município do Paraná (AMP) assinaram, nesta segunda-feira (24), em Foz do Iguaçu, um convênio com a empresa BS Colway Pneus, de Piraquara, na Região Metropolitana, para o recolhimento e a reutilização de 3,5 milhões de pneus usados de todo o Paraná.
A intenção do Programa, chamado Rodando Limpo, é acabar com um dos principais criadouros do mosquito transmissor da dengue e tentar erradicar a doença em todo o Estado. “Estamos iniciando essa parceria para combater o mosquito e fazendo isso, certamente, baixaremos o número de casos de dengue no Paraná”, disse o governador.
Requião anunciou também que o responsável pela execução do projeto será o secretário Luiz Eduardo Cheida, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e sua primeira missão será, gradativamente, ampliar o projeto para e criar usinas de reciclagem de outros materiais, como plástico e papel, em todo o Estado.
O Programa foi iniciado há pouco mais de um ano e meio pela BS Colway em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Ele consiste em transformar pneus velhos em óleo combustível e gás. Depois de recolhidos os pneus são triturados e misturados ao minério de xisto na usina da Petrobrás, em São Mateus do Sul, na Região Metropolitana.

Voltar ao topo