Paraná vai financiar nova de linha de transmissão de energia

  Arquivo / O Estado
Arquivo / O Estado

O apoio do BNDES será de R$ 67,1 milhões. Durante a fase das obras, poderão ser criados 5,5 mil empregos.

Rio – Uma nova linha de transmissão de energia elétrica será implantada no Paraná com apoio de R$ 67,1 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Durante a fase das obras, de acordo com informação da assessoria de imprensa da instituição, poderão ser criados 5,5 mil empregos.

A beneficiada com os recursos é a empresa Uirapuru Transmissora de Energia, uma sociedade de propósito específico (SPE) cuja principal acionista (49% do capital) é a Eletrosul Centrais Elétricas, subsidiária da Eletrobrás.

A linha de transmissão Ivaiporã-Londrina 2 percorrerá dez municípios paranaenses, numa extensão de 121,5 quilômetros. O projeto, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), corresponde a uma fase importante da interligação entre os sistemas de transmissão das regiões Sudeste e Sul do país.

A assessoria do BNDES informou ainda que o projeto se insere nas condições de crédito anunciadas no ano passado, referentes ao leilão de linhas de transmissão ocorrido naquele exercício. Para os próximos leilões, prevalecerão para os financiamentos as mudanças introduzidas pela instituição no final de 2005.

Voltar ao topo