Paraná vacinou mais de 736 mil idosos contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) superou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a Campanha de Vacinação dos Idosos. O objetivo inicial era que 70% da população acima dos 60 anos deveria ser imunizada. Entretanto, o número final de idosos vacinados foi de mais de 736 mil pessoas, o que representa 87,8% de todos os idosos no Paraná. Com este resultado, o Estado superou o número dos anos anteriores. Em 2003 o total foi de 83,3% e em 2002 não passou de 76,2%.

Nas 22 Regionais de Saúde nenhuma delas ficou a baixo dos 70% estipulados. A melhor média ocorreu na região de Ivaiporã, que chegou a 99,7% da população vacinada. Em Curitiba e região, o total foi de 93,9% do público alvo imunizado. “Este ano conseguimos aumentar o número de idosos vacinados em função da confiança na vacina, que cresce a cada ano. Já a resistência vem caindo na medida em que a população vai sendo esclarecida dos benefícios da vacinação”, ressaltou a diretora do Centro de Informação e Diagnóstico em Saúde da Sesa, Ines Vian.

Em todo o Estado foram mobilizadas cerca de 11,9 mil pessoas para trabalhar na campanha nos mais de 2.250 postos de saúde preparados para atender a população. Além da vacina contra a gripe, maior mote da campanha, a Secretaria da Saúde atualizou a situação vacinal da população com mais de 60 anos contra tétano e difteria. Também foram aplicadas doses da vacina contra pneumonia, para serem aplicadas em idosos hospitalizados e em residentes de asilos e casas geriátricas que não receberam essa vacina durante os últimos cinco anos.

Os idosos estão entre os principais grupos que devem tomar a vacina contra a gripe (vírus influenza), já que estão mais sujeitos a complicações, como pneumonia. “Os benefícios da vacina contribuem para reduzir complicações, hospitalizações e mortes em mais de 50% dos casos. A vacina deve ser aplicada cada ano, já que o vírus causador da gripe pode sofrer mutações a cada ano e o período de proteção ocorre durante um período máximo de um na”, finalizou a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Sesa Beatriz Bastos Thiel.

Voltar ao topo