Paraná terá encontros regionalizados do Fórum Social Mundial

O comitê pró-realização do Fórum Social Mundial (FSM) em Curitiba decidiu ? com apoio dos comitês executivos ? realizar edições regionalizadas do fórum em 2007 e 2008. ?Serão encontros que mostrarão aos comitês executivos do fórum, o quanto o Paraná e a cidade de Curitiba estão preparados para receber um evento desta magnitude?, disse, neste sábado (20), Doático Santos, coordenador do comitê paranaense e assessor especial do Governo do Estado para Assuntos de Curitiba.

Já entre os dias 15 e 17 de julho deste ano, Curitiba vai sediar o Fórum Social do Mercosul. ?Vamos reunir os países da América do Sul, ampliar a discussão frente ao neoliberalismo e mostrar as experiências bem-sucedidas de governos populares de Lula, Hugo Chavez (Venezuela), Néstor Kichner (Argentina), Tabaré Vasquez (Uruguai), Michele Bachelet (Chile) e Rafael Correa (Equador)?, afirmou Doático Santos.

Em 2008, o comitê pretende realizar o fórum social brasileiro em Curitiba. ?Os dois encontros serão de grande mobilização popular nos quais vamos mostrar nossa capacidade de organização, além das referências paranaenses de boa administração ? como os programas sociais e a nossa luta pelo patrimônio público ? que precisam ganhar o país?, completa Doático Santos. O fórum social brasileiro ainda não tem data definida, mas deve ser realizado no início do segundo semestre de 2008.

O FMS está na sétima edição ? o encontro está sendo realizado até a próxima quinta-feira (25) em Nairóbi, Quênia/África – e desde sua primeira edição em 2001 se tornou um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão e formulação de propostas. O fórum promove também troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil.

Porto Alegre (RS) sediou as quatro primeiras edições, outras foram na Índia e na Venezuela. ?O FSM se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais e se caracteriza pela pluralidade e diversidade, tendo um caráter não-confessional, não-governamental e não-partidário?, disse Jéferson Miola, coordenador do comitê executivo das edições brasileiras.

?O FSM se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial?, completa Miola.

Voltar ao topo