Paraná tem primeiro museu de veterinária do Brasil

Foi inaugurado, em Curitiba o primeiro museu de veterinária do Brasil. O projeto do Museu Paranaense de Medicina Veterinária é uma parceria entre a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e a Academia Paranaense de Medicina Veterinária (Acapameve).

A idéia de criar um museu ganhou força em 2001, quando a Assembléia Legislativa homenageou veterinários de destaque com o título de vulto emérito. O coordenador do curso de Medicina Veterinária da UTP, Homero Rogério Arruda Vieira, conta que, ao ser criada, a Academia já tinha como objetivo a criação de um museu.

“A finalidade é reunir em local próprio material que represente a história da veterinária no Estado e no País e estabelecer intercâmbio com instituições nacionais e internacionais”, justificou o professor, além de manter o intercâmbio e pesquisas com outras universidades e organizar exposições públicas e palestras que visem à difusão da veterinária e da cultura. “O setor agropecuário é forte e pioneiro no Paraná, mas não temos história ? daí a necessidade do museu, que vem resgatar tudo isto”, explicou o acadêmico Jomar da Cruz Vieira de Souza. O presidente da Acapameve, Braz de Freitas Fernandes, disse que preservar a memória não é o forte do brasileiro, mas que gostaria de registrar todos os acontecimentos da veterinária do Paraná na academia, que foi criada em 1999.

Os organizadores solicitam a ajuda de todos que possam contribuir ao museu. No local estarão em exposição materiais, equipamentos publicações, fotos e outras peças que devem retratar a memória e a evolução da veterinária paranaense e brasileira. A sede provisória do museu está dentro do campus Torres da UTP, junto com o curso de Medicina Veterinária.

Voltar ao topo