Paraná tem aumento de 16,2% na produção industrial

A produção industrial do Paraná apresentou em março um crescimento de 16,2% na comparação com igual mês do ano passado. Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira pelo IBGE, o índice foi o terceiro melhor do país, atrás apenas dos resultados do Amazonas (33%) e de Pernambuco (18,4%).

No acumulado do trimestre, a elevação do Paraná ficou em 9,3% e no dos últimos 12 meses em 6,6%. Em todos os confrontos, a indústria paranaense revela números superiores aos registrados pelo total do país, que ficaram em 11,9% (março), 5,8% (trimestre) e 1,1% nos últimos 12 meses.

No confronto de março com igual mês do ano anterior, a indústria paranaense registrou crescimento em 10 das 14 atividades investigadas. O desempenho de edição e impressão (168,1%), por conta de uma base de comparação menor e também do aumento na produção de livros didáticos, seguido por veículos automotores (36,8%), responde pelas maiores contribuições positivas.

Entre as quatro atividades que apresentaram redução, a performance adversa de produtos químicos (-35,8%) figura como a de maior influência negativa sobre o índice geral, gerada, em grande parte, pelo recuo na produção de adubos e fertilizantes.

Dinamismo

Ainda de acordo com o IBGE, a produção acumulada da indústria paranaense no primeiro trimestre deste ano (9,3%) apresentou um significativo ganho de dinamismo em relação ao último trimestre de 2003 (5,8%). O resultado do Paraná nesta comparação ficou como o segundo melhor do país, atrás apenas do desempenho do Amazonas (16,4%).

Nove atividades contribuíram para esse movimento no Paraná, com destaque para os avanços assinalados em edição e impressão, que passou de 20,6% no período outubro-dezembro para 60,2% no período janeiro-março e máquinas e aparelhos elétricos (de -34,2% para -3,2%). Já as pressões negativas de maior impacto foram exercidas por outros produtos químicos (-6,5%) e refino de petróleo e produção de álcool (-3,2%).

Voltar ao topo