Paraná subsidia programa de gestão documental do Espírito Santo

As ações do Departamento de Arquivo Público do Paraná (Deap) servirão de subsídio ao governo do Estado do Espírito Santo na elaboração de um programa de gestão de documentos do poder público local. Nesta sexta-feira (14), a historiadora Daysi Lúcia Ramos de Andrade, diretora do Deap, explica num seminário sobre o tema, em Vitória, detalhes do que já foi desenvolvido por aqui.

Daysi será a única representante de um arquivo público estadual, com exceção do arquivo capixaba, a fazer palestra sobre práticas adotadas na área de gestão de documentos. Além da diretora do Deap, só a coordenação do Arquivo Público Nacional apresentará ações próprias e já implementadas. ?A experiência do Paraná tem despertado muito interesse?, diz a historiadora. ?Pretendo mostrar principalmente o que uma gestão de documentos representa de benefícios para os cidadãos?, destaca.

O que é

O Programa de Gestão de Documentos (PGD) do Arquivo Público do Paraná foi formalizado há quase dez anos, em 1996. De 2003 para cá, o programa vem passando por aperfeiçoamentos. Em 2004, por exemplo, o governador Roberto Requião assinou decreto (número 2.866) que estabeleceu normas para a transferência e o recolhimento de documentos das repartições para o Deap.

Serviço: O acervo do Arquivo Público do Paraná é aberto à consulta do público em geral. O endereço é Rua dos Funcionários, 1.796, em Curitiba. O telefone é (41) 3352-2299.

Voltar ao topo