Paraná Solidariedade é destaque na FGV

O programa Paraná Solidariedade, da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), é um dos 30 pré-finalistas do 7.º ciclo de premiação do Programa Gestão Pública e Cidadania. O prêmio é concedido anualmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Fundação Ford a iniciativas do poder público que resultem em melhoria na qualidade de vida da população e que, por isso, mereçam ser reproduzidas.

A seleção foi feita por especialistas que atuam em diferentes áreas de políticas públicas e gestão governamental, assessorados por membros do Comitê Técnico. Os 30 pré-finalistas foram selecionados entre as 100 iniciativas semifinalistas. A próxima fase, que vai selecionar 20 programas, inclui a visita de técnicos da FGV a um dos conjuntos do Paraná Solidariedade.

O Gestão Pública e Cidadania vai premiar cinco iniciativas. A primeira fase do 7º ciclo de premiação teve 981 inscrições, de todo o País. O Solidariedade concorre na categoria Serviços Públicos.

O programa também é destaque na Semana de Negócios Ambientais de Hyogo, em Kobe, Japão. O secretário de Estado da Habitação e presidente da Cohapar, Rafael Dely, apresentou o programa na abertura do evento, na última segunda-feira. O Solidariedade foi selecionado entre 78 iniciativas de todo o mundo que aliam desenvolvimento social e respeito ao meio ambiente. O Baía Limpa, outro programa do Governo do Paraná, também foi classificado.

O Paraná Solidariedade constrói casas de alvenaria com 29 metros quadrados (m²), água encanada e instalação elétrica para famílias que vivem em favelas ou áreas de risco. O programa investe ainda na educação e formação profissional das famílias ? cada conjunto de casas inclui um Galpão da Solidariedade, espaço destinado a cursos e atividades de organização comunitária e aprendizado.

As famílias pagam cerca de R$ 20 mensais pela casa. Quando os beneficiados não têm condições de arcar com a prestação ? caso de famílias chefiadas por idosos, doentes crônicos ou portadores de deficiência, por exemplo ?, entram em cena os patrocinadores sociais voluntários. São pessoas físicas, empresas ou clubes de serviço que “adotam” uma família e ficam responsáveis pelo pagamento da mensalidade pelo tempo que desejarem. Atualmente, há a adesão de 154 patrocinadores voluntários. Entre eles, profissionais liberais, agricultores, comerciantes, professores, bancários e funcionários públicos.

Até o final de 2002, o Paraná Solidariedade vai construir 3 mil casas em 75 municípios do Paraná. Do total, 10% terão as prestações pagas pelos patrocinadores voluntários.

Voltar ao topo