Paraná sedia encontro de especialistas em agricultura orgânica

O governador Roberto Requião abre na próxima quinta-feira, no Parque Newton Freire-Maia, em Pinhais, a BioFach América Latina ? Paraná, evento preparatório para a maior feira de comercialização de orgânicos do mundo, que ocorre no Rio de Janeiro em setembro. A BioFach é realizada anualmente nas cidades de Nüremberg (Alemanha), Tóquio (Japão), Washington (Estados Unidos), além do Rio de Janeiro.

Autoridades em produção de orgânicos de todo o mundo estarão no evento paranaense. Esse encontro de especialistas começou a ser discutido e organizado pelo Governo logo após a visita do governador Roberto Requião, em fevereiro passado, à feira que é realizada na Alemanha. Ela reuniu dois mil expositores de 36 países, inclusive do Brasil, e é a maior do mundo no segmento.

A BioFach – Paraná, que vai até sexta-feira, contará com a presença de representantes de todos os Estados que formam o Codesul – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, de todos os países do Mercosul – Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina – e dos países associados ao Mercosul – Chile e Bolívia, além de autoridades ligadas à produção agrícola de orgânicos.

Também está confirmada a presença da cubana Maura Marta Monzote, que em 1996 recebeu o prêmio Nobel Alternativo pelos pesquisas que desenvolveu na produção de orgânicos na ilha comandada por Fidel Castro. A pesquisadora, chefe do Departamento de Pecuária e Pesquisa em Pastagens e Forrageiras do Ministério de Agricultura, vai encerrar a reunião falando sobre Agroecologia em Cuba.

Durante a BioFach-Paraná, acontecerá ainda o primeiro encontro de todos os secretários de agricultura dos estados do Codesul. O evento está sendo coordenado pelo vice-governador e secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Orlando Pessuti.

Segundo o coordenador do Centro de Agroecologia do Paraná e um dos organizadores do evento, Airton Brizola, a meta do Governo é aprofundar a discussão da produção de orgânicos da América Latina e as medidas que os governos podem adotar para incentivar os micro, pequenos e médios agricultores da América Latina a aumentar o cultivo sem agrotóxicos. Os riscos da produção de alimentos transgênicos nos países latinos também serão debatidos pelos especialistas.

Além disso, os participantes vão debater os benefícios para o ser humano no consumo de produtos orgânicos e os riscos ao meio ambiente com o constante aumento do uso de herbicidas e agrotóxicos em toda a América Latina. “As discussões realizadas no Paraná servirão como base para o encontro dos especialistas na BioFach-Rio de Janeiro, que acontecerá em setembro próximo. Nossa intenção é discutir formas de aumentar a produção de orgânicos e assim oferecer um alimento mais saudável à população”, explicou Brizola.

Voltar ao topo