Chega no início da próxima semana ao Paraná ?La Caravana Arcoíris por la Paz?, formada em 1996, no México, com o objetivo promover ações de mudança de comportamento para buscar o desenvolvimento sustentável e que já percorreu todos os países do continente americano.

continua após a publicidade

Atualmente, a caravana conta com cerca de 20 ativistas sociais e artistas, que utilizam peças de teatro e outros recursos audiovisuais para divulgar uma nova consciência ambiental.

Eles realizam palestras, debates, performances e oficinas relacionadas ao bem estar social e à conservação da natureza, em que são discutidos temas como o uso de energias renováveis, reaproveitamento de materiais, autosustentabilidade, entre outros.

No Paraná, a passagem da caravana é apoiada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através da coordenação da Agenda 21 – Paraná, pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pela Secretaria da Educação.

continua após a publicidade

Segundo a coordenadora da Agenda 21 – Paraná, Schirle Margaret dos Reis Branco, ações como esta representam na prática os conceitos da agenda. ?A busca pelo desenvolvimento sustentável não é responsabilidade somente do governo, porque depende da participação de toda a sociedade. Esta é uma ação organizada para disseminar formas alternativas de aproveitamento dos recursos naturais?, disse.

Para o responsável pela divulgação da caravana, o ecologista Luiz Gonçalves, ela deve chegar a Curitiba, onde permanecerá por cerca de três dias no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

continua após a publicidade

Depois de passar pelo Estado, a caravana segue para outras cidades antes de chegar a Chapada dos Veadeiros (Goiás), onde será realizado, em setembro, o Chamado do Beija Flor, um encontro destinado a elaboração de propostas para formação de uma sociedade baseada na justiça social, desenvolvimento sustentável e equilíbrio ambiental.