Paraná realiza a 2ª conferência de ciência, tecnologia e saúde

Uma parceria das Secretarias de Estado da Saúde, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação, além do Conselho Estadual de Saúde, leva até Londrina a 2ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovações em Saúde, que acontece nesta sexta-feira e sábado na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O evento tem como objetivo analisar a situação da política de ciência, tecnologia e inovações em saúde no Paraná e no Brasil. Com esse evento se espera incentivar o estudo das propostas para inserção de ciência e tecnologia no ensino superior e, mais posteriormente, na educação básica.

“Pouca coisa é feita nas universidades com relação à ciência, tecnologia e ensino e queremos melhorar esse cenário”, disse o coordenador da Conferência Oswaldino Moreira Só. Para ele, é preciso que haja uma redefinição para discutir a inovação em saúde. “É necessário ampliar a participação da população nesta discussão e, com o auxílio da Secretaria de Estado da Saúde, essa inserção da população é mais fácil”, disse.

“A proposta é trazer a discussão nessas três áreas para que possam trabalhar em conjunto atendendo a população”, disse a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Joelma Aparecida Carvalho. Entre os participantes estão o professor Jorge Bounassar, que representará a Secretaria de Ciência de Tecnologia, Gilberto Martin, pela Saúde e a professora Beatriz Ligmanovski Ferreira representando a Educação. Também estará presente a coordenadora de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Ministério da Saúde, Leonor Pacheco, que ministrará uma palestra sobre o tema “Produzir e aplicar conhecimentos na busca da universalidade e eqüidade, com qualidade da assistência à saúde da população”.

O evento contará com mesas redondas em que cada secretaria discutirá sua posição e propostas para a inovação em saúde com os temas pesquisa e política em ciência e tecnologia. No evento também serão eleitos 296 delegados do Paraná que participarão da 2ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações em Saúde, que começa no dia 25 de julho, em Brasília.

Voltar ao topo