Paraná promove encontro para criação da rede brasileira de Agendas 21 locais

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participou nesta quarta-feira (26) da abertura do Encontro da Região Sul para criação da Rede Brasileira de Agendas 21 locais, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. A região Sul foi a última a sediar o evento, já realizado em outras quatro regiões do país, reunindo representantes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os encontros regionais têm como objetivo divulgar o Projeto Rede Brasileira de Agenda 21 Locais, promovendo intercâmbio e espaço de troca de experiências. As propostas de estruturação e funcionamento da Rede serão discutidas até dia 28 de julho, assim como as diretrizes e critérios para formação dos conselhos regionais e a informatização para a integração de todas as agendas do país.

Rubens Born diretor executivo do Instituto Vitae Civilis ministrou a palestra intitulada ?Agenda 21- conceitos e contexto histórico? e Sergio Bueno da Fonseca da Coordenação Nacional da Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente ministrou a palestra ?Agenda 21 brasileira?.

Foram também realizadas dinâmicas em grupo, promovendo o debate sobre os benefícios e dificuldades na implantação da Agenda, fortalecendo o processo com os temas ?Propostas da Conferência Nacional do Meio Ambiente da Agenda 21/grupo de trabalho da Conferência Nacional do Meio Ambiente? e ?Grupos de trabalhos ? relato de experiência de agenda 21? com a apresentação dos processos.

Serão apresentados também os sistemas para a implantação do acompanhamento online dos processos da agenda 21 que será consolidada no Encontro Nacional das Agendas 21 Locais.

A Agenda 21 Paranaense conta com o Fórum Permanente, instalado em 2004 e que visa elaborar propostas conjuntas entre sociedade civil organizada, organizações não-governamentais e o governo do Estado. O Fórum permanente da Agenda 21 reúne cerca de 61 entidades, entre elas a ONG Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais, diversas instituições públicas e privadas e é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Voltar ao topo