Paraná prepara uma nova rota para turistas

A Secretaria Estadual de Turismo assinou ontem um protocolo de intenções com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e o Sebrae para transformar a antiga Rota dos Tropeiros no mais novo roteiro turístico do Paraná. A intenção é valorizar principalmente os aspectos histórico, cultural e gastronômico das cidades. O lançamento oficial do projeto será no próximo dia 30.

Segundo o diretor-geral da Secretaria de Turismo, Aírton José de Jesus, há dois anos estava em estudo a implantação da rota que deve beneficiar municípios da região dos Campos Gerais desde a divisa com Santa Catarina até São Paulo, entre eles Lapa, Tibagi, Ponta Grossa e região, Jaguariaíva, Sengés e Balsa Nova (incluindo o distrito de São Luís do Purunã).

O caminho vai começar a operar com as cidades que já desenvolvem seus atrativos turísticos e quando os demais municípios forem desenvolvendo o seu potencial é que o projeto vai se consolidar. Uma das cidades com boa infra-estrutura para receber os turistas é Balsa Nova, que dispõe do Museu do Tropeiro, artesanato, comida típica e exposição de animais. Tibagi também, com suas atividades de ecoturismo. “Dentro de uma ação integrada, cada cidade vai oferecer o que tem de melhor”, explica.

Aírton avalia que além de se tornar uma importante fonte de renda para os moradores da região, o projeto ainda vai ajudar no desenvolvimento de outros setores, como na valorização do turismo rural. A iniciativa da implantação do projeto é do Sebrae e da AMCG, e o Estado vai colaborar para a sua viabilização.

Voltar ao topo