Paraná investe R$ 1,5 milhão em planejamento familiar

A Secretaria da Saúde está investindo na aquisição de métodos anticoncepcionais visando o planejamento familiar, e em um ano já foram adquiridos, por meio de pregão eletrônico, 635 mil cartelas de anticoncepcional oral, 62 mil ampolas de anticoncepcional injetável, 40 mil cartelas de minipílula (noretisterona) e 18 mil unidades de DIU T de cobre. Os investimentos somam mais de R$ 1,5 milhão. Os métodos estão sendo distribuídos para as 22 Regionais de Saúde de acordo com a demanda.

Segundo a diretora de Sistemas de Saúde da Secretaria, Maria Célia B. Fabrício de Melo, planejamento familiar é o exercício da paternidade responsável. Ela destacou os principais objetivos do programa, entre os quais estão: a ampliação do acesso à informação e aos métodos para planejamento familiar, bem como a redução da mortalidade materna evitando gestação de alto risco e a redução dos números de abortos provocados prevenindo a gravidez indesejada.

A coordenadora do programa de Planejamento Familiar da Secretaria, Élia M. T. D?Agnoluzzo, explicou que o planejamento familiar orienta-se por ações preventivas e educativas. Neste sentido, a Secretaria, em uma ação inédita, montou centros de referência de atendimento integral à mulher, denominados ?Ser Mulher?, em oito Regionais de Saúde e outros já estão em implantação.

Os centros atendem sete áreas, entre as quais está o planejamento familiar, além da sexualidade, saúde da adolescente, climatério (menopausa), violência contra a mulher, DSTs e PTGI (patologia trato genital inferior) e dor pélvica (endometriose).

Os centros de referência estão localizados nos municípios de Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Paranavaí, Apucarana e Jacarezinho.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.