Paraná intensifica fiscalização sobre produtor de soja transgênica

Curitiba – O governo do Paraná está intensificando a fiscalização das colheitas dos agricultores que assinaram o termo de responsabilidade e obtiveram autorização do Ministério da Agricultura para plantar soja transgênica. Toda a produção está deixando o estado em caminhões lacrados por técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e com notas fiscais discriminando que os grãos são geneticamente modificados. O trajeto das cargas também está sendo rigorosamente monitorado pelos fiscais.

O objetivo do governo é garantir que toda a produção seja rotulada, como determina a lei federal, e também evitar a contaminação das áreas onde são cultivadas soja convencional e orgânica, que representam 99% no estado do Paraná.

Nesta semana, a fiscalização acompanhou a colheita de 15 produtores de Pato Branco e Coronel Vivida, na região sudoeste. Ao todo, 575 agricultores paranaenses plantaram transgênicos com autorização do Ministério da Agricultura. Durante a inspeção na região sudoeste, os técnicos também coletaram amostras de soja para testes laboratoriais que mostrarão se os agricultores utilizaram o herbicida Glifosato nas lavouras como pós-emergente, o que é proibido em todo o país. Caso os testes sejam positivos, os produtores poderão ser multados.

Segundo os fiscais da Seab, os agricultores confessaram que as sementes utilizadas no plantio foram trazidas ilegalmente do Rio Grande do Sul, o que também é proibido por lei.

Voltar ao topo