Paraná gerou 94 mil novos empregos formais no semestre

O Paraná fechou o primeiro semestre do ano com 94.540 novos empregos formais, segundo dados obtidos nesta segunda-feira pelo Ipardes junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
O resultado assinala um novo recorde e é 57% maior que o obtido no mesmo período do ano passado, quando 60.048 empregos com carteira assinada foram registrados no Estado.

Cada emprego formal, apontam as pesquisas, proporciona o surgimento de outros 2,8 informais. Com isso, são mais de 260 mil postos de trabalho no Estado. Só em junho, indica o Caged, foram criados 12.066 empregos formais no Paraná. Mas a média mensal, de janeiro a junho, ficou em 15.757. Com isso, o Paraná passou a criar, a cada dia, 525 novos empregos com carteira assinada ou, descontados os finais de semana, 788 a cada dia útil.

Estoque

O resultado do semestre revela ainda que o Paraná ampliou em 5,97% o total de trabalhadores inseridos em seu mercado formal de trabalho que, em 31 de dezembro de 2003, era de 1,584 milhão. No Brasil, o crescimento foi de 4,45%. A elevação do Paraná – na comparação em percentuais com os demais Estados das regiões Sul e Sudeste, os de maior PIB do país – só ficou atrás da verificada em Minas Gerais (7,9%). O Estado, no entanto, tem uma população duas vezes maior que a do Paraná e não gerou o dobro de empregos verificados no Paraná. Os demais Estado do Sul tiveram o seguinte resultado: Santa Catarina (45.155) e Rio Grande do Sul (72.907).

Do total dos novos empregos formais registrados no primeiro semestre no Paraná, 76% foram verificados no interior do Estado. Para o governador Roberto Requião, significa que o processo de geração de empregos no Estado vem ocorrendo de forma homogênea em todo território. “Além de sermos líderes na geração de empregos, estamos proporcionando novas oportunidades de trabalho inclusive nas regiões mais pobres”, comemora.

Voltar ao topo