Paraná ganha primeira escola de carne do Brasil

Com o objetivo de dar formação aos profissionais que trabalham com corte de carne, e industrialização das carnes, em especial a carne suína, foi aprovado, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e pela Secretaria de Agricultura do Paraná, o projeto da Associação Regional dos Suinocultores do Centro-Sul do Paraná-Suinosul. O contrato para construção do prédio, primeira etapa do trabalho, foi assinado ontem, no município de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo o seu idealizador, o presidente da Suinosul, Engenheiro Agrônomo Remi José Sterzelecki, a Escola da Carne proporcionará uma formação adequada para profissionais de diferentes setores deste mercado, que até o momento não dispõem de uma capacitação regular e completa. Sobre a importância e a necessidade da criação da Escola da Carne, Remi José lembra que no Paraná são mais de 4.500 açougues, no País são mais de cem mil, e mais de 30 mil suinocultores familiares no Centro Sul do Paraná, cujos profissionais aprendem na total informalidade. ?A escola servirá, também, para resgatar os produtos artesanais e pratos típicos da culinária das várias etnias de nosso Estado, que irão melhorar sensivelmente nossa gastronomia, além de criar outros, melhorando a arte da mesa e garantindo à nossa população alimentos mais seguros e saudáveis?, completou.

O presidente em exercício da Suinosul Associação Regional dos Suinocultores do Centro/Sul do Paraná, Carlos Francisco Geesdorf, defende a idéia. ?Para nós, suinocultores, a Escola da Carne virá acrescentar um benefício muito grande. A carne suína é a mais consumida no mundo, porém, no Brasil, ela está em terceiro lugar. Somos o 4.º maior produtor e exportador mundial, mas consumimos pouco. Há apenas três ou quatro cortes conhecidos e procurados de carne suína pela nossa população, mas existem outros trinta, que serão ensinados e divulgados nos cursos da escola e, com isto, esperamos que o consumo da carne in natura aumente consideravelmente no mercado interno brasileiro?, conclui.

Assinatura de contrato

Com o projeto aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Secretaria Geral da Agricultura, a assinatura do contrato ocorreu ontem, às 19h30, na sala de imprensa do Parque Municipal Ângelo Zeglin Palu, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal, no município de Mandirituba (RMC)

Voltar ao topo