Os secretários de Estado da Justiça e Cidadania, Aldo Parzianello, e de Obras Públicas, Luiz Dernizo Caron, assinaram nesta quarta-feira (14), no gabinete do prefeito Luis Carlos Setim, o edital de licitação para a construção do Centro de Detenção Provisória de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A solenidade contou com a presença do deputado Francisco Bührer (PSDB), vereadores e lideranças locais.

A prisão de segurança máxima será instalada em uma área de 5.300 m2 e terá capacidade para 900 internos. A construção vai receber um investimento na ordem de R$ 8 milhões, autorizados pelo governador Roberto Requião, para ampliar o número de vagas no Sistema Penitenciário. Após o término da licitação, a conclusão da obra está prevista para um prazo de cinco meses.

“A instalação dessa unidade vem atender à necessidade da região e da comunidade local. Por nossa experiência, essa obra irá diminuir a criminalidade na região, pois quando Estado ocupa seu lugar e o crime se retira”, comentou Parzianello. De acordo com o prefeito local, mais de 80% da população da cidade se preocupa prioritariamente com a segurança.

Execução

A construção será executada pela Secretaria de Obras Públicas, com recursos da Secretaria da Justiça, responsável pelo Sistema Penitenciário do Paraná, em um terreno do Estado. O Centro de Detenção Provisória vem somar-se à Penitenciária Provisória de Curitiba, localizada no Ahú, com capacidade para 850 presos, e à Casa de Custódia, na Cidade Industrial de Curitiba, com 500 internos, no abrigo a presos principalmente da capital e região.

O secretário de Obras comentou a situação de delegacias do Estado, que estão sem condições de manter ou receber mais presos. “O estado precário dessas cadeias deve-se à irresponsabilidade da gestão anterior. Para tentar reverter esse quadro começamos com a construção dessa unidade prisional”, comentou.

continua após a publicidade

continua após a publicidade