Paraná fica com Itaipu e Banco do Brasil

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anuncia no próximo mês os nomes dos futuros presidentes das principais empresas estatais. É dada como certa a nomeação de dois deputados federais do PT do Paraná. Paulo Bernardo será indicado como presidente do Banco do Brasil. Para o comando da Itaipu Binacional, o esolhido de Lula é Jorge Samek.

Paulo Bernardo confirmou hoje, em São Paulo, que foi sondado pelos futuros ministros da Fazenda, Antônio Palocci Filho, e da Casa Civil, deputado reeleito José Dirceu, sobre a possibilidade de assumir a presidência do Banco do Brasil, mas afirmou que “não passaram de conversas gerais” e que “não existe nada de concreto”.

“Eu sequer cheguei a ser consultado se aceitaria ou não  pois teria de renunciar ao meu mandato de deputado”, afirmou. “Portanto, não há nada, absolutamente nada de concreto. Foram apenas conversas sobre possibilidades.”

Bernardo, que tem origem política no Sindicato dos Bancários, integra o grupo histórico da fundação do partido, é ligado ao futuro secretário de Estado de Comunicação de Governo da Presidência, Luiz Gushiken, e amigo de Palocci Filho. O deputado do PT do Paraná foi secretário da Fazenda do Mato Grosso do Sul e da Prefeitura de Londrina.

Voltar ao topo