Paraná Esporte define mudanças para os Jogos Oficiais

Os dirigentes esportivos dos municípios do Paraná estarão reunidos nos próximos dias 21 e 22 em Foz do Iguaçu durante o Encontro Estadual de Esporte e Lazer. Durante o encontro, serão demonstradas todas as alterações previstas para os Jogos Oficiais do Paraná, como os Jogos Abertos e os Jogos da Juventude. Os Jogos Abertos serão realizados em Francisco Beltrão e os da Juventude em Toledo.

Segundo o coordenador geral dos Jogos Oficiais, Cristiano Barros Homem DelRey, algumas das alterações só serão colocadas em prática se houver a aprovação dos dirigentes. "Colocaremos em votação algumas das propostas. Se aprovadas, já passam a valer para este ano. Outras, já estão garantidas", afirmou.

Entre as principais alterações estão a extinção da categoria sub-21, nos Jogos da Juventude, e o final do processo de substituição de atletas durante os jogos. "A substituição poderá ser feita até a quarta-feira anterior aos jogos. Em cada modalidade, poderão ser inscritos dois atletas à mais que o padrão. Durante a competição, não haverá substituição", afirma Cristiano.

Também estão extintos os convites para atletas que disputam as fases regionais dos Jogos Abertos. Para as equipes que disputam a Divisão B, a aquisição de atletas será liberada, desde que eles estejam federados no Paraná.

A fórmula de disputa das modalidades coletivas também será alterada. A partir de agora, haverá sorteio para a formação dos grupos da segunda fase, impedindo, assim, que as equipes façam escolha dos adversários.

Alterações nas modalidades

Bocha ? a idéia é criar uma competição individual e outra de duplas, acabando com os trios. Para se conhecer o campeão da modalidade seria feita a somatória dos resultados.

Ciclismo ? as provas de Estrada e Velocidade em km e 500m não serão disputadas. A modalidade terá Contra-Relógio Individual, Circuito, Velocidade 200m, Intercity e Cross Country.

Futebol ? serão permitidas até sete substituições.

GR ? mudam os aparelhos. Para os Jogos da Juventude, as apresentações individuais serão com corda, arco, maça e fita. As apresentações de conjunto serão com cinco arcos. Na divisão B, os aparelhos serão maça e mãos livres e o conjunto, com mãos livres.

Judô ? a indicação dos atletas será feita momentos antes da pesagem, e não mais durante o congresso técnico. Para disputar os jogos, o atleta precisa ter graduação 4º Kiu ? faixa laranja. A classificação de 5º colocado para baixo também será feita através de luta, e não mais depende do primeiro colocado para puxar.

Vôlei de Praia ? será permitida a inscrição de duas duplas por município. 

Voltar ao topo