Paraná ensaia uma aproximação com investidores canadenses

O Paraná poderá se tornar a principal porta de entrada para o ingresso de investimentos canadenses no setor elétrico brasileiro. Uma parceria entre a Copel e a estatal Hydro Québec começou a ser esboçada nesta segunda-feira, em Curitiba, durante a visita de Gilles Baril, vice-presidente da área de negócios internacionais da empresa canadense, à direção da estatal paranaense.

O vice-presidente da Hydro Québec também visitou o Lactec, laboratório associado à Copel, com pesquisas na geração e distribuição de energia elétrica. “O objetivo principal desta visita é adiantar informações para a missão canadense que vem em agosto discutir convênios que podem abranger a geração e a distribuição de energia”, afirmou Baril, lembrando o encontro da missão paranaense que abriu perspectiva de parceria, inclusive para a construção de nova usina no Rio Iguaçu. O encontro entre executivos das duas empresas de energia havia sido agendado recentemente entre o governador Roberto Requião e o presidente corporativo da Hydro Québec, André Caillé, durante a visita da missão oficial do Governo do Paraná ao Canadá.

Baril ressaltou ainda que a província e o Estado têm perfis semelhantes na geração de energia, o que abre “excelentes perspectivas para projetos em comum”. “Além do aspecto técnico dos projetos e do bom conceito que a empresa tem no mundo, percebemos que a Copel é muito bem administrada, o que garante segurança para estabelecer convênios”, considera o vice-presidente.

Interesse

Recebido pelo presidente da Copel Paulo Pimentel, diretores e técnicos das áreas de transmissão, geração e distribuição de energia elétrica, Gilles Baril revelou que o Brasil é um mercado de extremo interesse para a Hydro Québec. E que o Paraná, por suas condições de infra-estrutura e de competitividade, pode ser o parceiro preferencial. “A estratégia de novos negócios da Hydro Québec considera o Brasil como um mercado altamente interessante”, disse Baril. “Qualquer empresa de fora que queira entrar nesse mercado não pode deixar de olhar o Paraná”, completou.

Já o presidente da Copel, Paulo Pimentel, garantiu ao visitante que uma eventual parceria das duas empresas será produtiva para ambos. “Estou certo de que o conhecimento desenvolvido pela Copel e sua avançada tecnologia em diversas áreas irão provocar um grande interesse do lado canadense”, ponderou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.