Milhares de pessoas já passaram pelos estandes dos órgãos públicos e entidades participantes da 9ª edição do Paraná em Ação ? Feira de Serviços Gratuitos do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, e que teve início na última quarta-feira (12), no Centro Agropecuário de Ponta Grossa. A feira está sendo realizada paralelamente a 29ª edição da Efapi ? Exposição Feira Agropecuária e Industrial, mas seu atendimento vai das 9 às 17 horas.

continua após a publicidade

A feira de serviços gratuitos, como é mais conhecida, já proporcionou mais de um milhão de atendimentos. O maior volume verificou-se em Curitiba, por ocasião da Semana da Pátria, quando as entidades prestaram mais de 362 mil atendimentos na área de saúde, educação, lazer, jurídico, entre outros.

O programa teve seu projeto piloto realizado há um ano atrás justamente em Ponta Grossa. Depois, passou por Cascavel, Laranjeiras do Sul, Maringá, Londrina, Campo Mourão, Santa Cecília do Pavão e Curitiba. Agora, depois de consolidado, o programa volta a Ponta Grossa, onde até o próximo domingo (16) deverá prestar aproximadamente 80 mil atendimentos. ?Este número representa um avanço significativo, levando-se em conta que, durante o projeto piloto, tivemos 37 mil atendimentos?, afirma o Milton Buabssi, secretário especial de Relações com a Comunidade.

A feira tem recebido diariamente caravanas e visitantes de Arapoti, Cândido de Abreu, Carimbei, Castro, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguaraiaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telemaco Borba, Tibagi e Ventania.

continua após a publicidade

Tanto nesta edição, como nas outras, o programa oferece às comunidades de baixa renda serviços essenciais como saúde, justiça, cultura, emissão de documentos, reconhecimento de paternidade, acesso grátis à internet, cadastramento em programas sociais entre outros. Alem disso são realizadas assistências judiciárias, orientações médicas, oficinas de aproveitamento de alimentos, artesanatos e recreações em geral.