Paraná em Ação atende mais de 18 mil pessoas em Palotina

A 21ª edição do Paraná em Ação, programa do Governo do Estado coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, terminou neste domingo (04) com um saldo que ultrapassa os 59 mil atendimentos que beneficiaram 18.370 mil pessoas de Palotina e região. A contagem foi feita pelo Exército, baseada nos relatórios diários que todos os órgãos faziam. O evento foi realizado na Praça Amadeu Piovesan, que foi inaugurada na sexta-feira (02), primeiro dia de Paraná em Ação na cidade, o atendimento aconteceu das 09 às 17h, durante os três dias de evento

?É uma ação global e hoje atinge não só as classes C, D e E, ou seja, as pessoas que por diversas razões têm dificuldades no acesso aos seus mais legítimos direitos. Porém, a população de modo geral já se beneficia do programa, seja por meio das atividades culturais e esportivas, emissão de certidões pela Junta Comercial do Paraná, entre outros, pois o programa já conta com mais de 40 parceiros com os mais diferentes serviços?, explicou o secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi.

O secretário acredita que esse evento vai ficar na memória de Palotina. ?Ao mesmo tempo em que este número nos surpreende, ele nos sinaliza que ainda tem muito a ser feito pela população do Paraná, é gratificante perceber que estamos no caminho certo?, completou.

Em parceria com a com a prefeitura, a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, os órgãos do Governo Federal, Exército, Fecomércio e Fiep, Poder Judiciário, Banco do Brasil e sociedade civil, o Governo do Estado levou a cidadania e inclusão social a esta parcela da população através de serviços gratuitos, como exames médicos preventivos, confecção de documentos (CPF, certidão de nascimento, carteira de identidade e título de eleitor), corte de cabelo, acesso à internet, cultura, lazer, entre outros.

De acordo com Clecy Amadori, a Secretaria da Saúde foi um órgão muito procurado pela população nessa etapa. ?Para o teste de glicemia chegou a formar fila, coisa que não acontece a algum tempo, geralmente as pessoas estão mais preocupadas com a confecção de documentos ou em cortar os cabelos. Em Palotina foi diferente, os serviços na área de saúde se destacaram. As pessoas demonstraram mais interesse pelas orientações realizadas no estande e respectivos exames?, conta.

O Poder Judiciário também esteve presente com um estande montado dentro do pavilhão instalado na Praça Amadeu Piovesan, dando atendimento sobre divórcio, separação, emissão de 2ª da certidão de nascimento e casamento e reconhecimento de paternidade. Mas de todos os serviços do Judiciário, o mais procurado foi o casamento gratuito. O secretário Buabssi informou que o casamento coletivo será realizado no dia 10 de setembro. ?Marcamos para essa data, devido ao número de inscrições que passa de 200, para que os noivos tenham tempo de se preparar e também para que possamos oferecer um cerimônia à altura. A maioria aguarda há muito tempo a oportunidade de casar sem ter que pagar por isso, portanto queremos que o momento seja inesquecível em suas vidas?, declarou.

Além disso, o Governo levou à população desta região informações sobre os mais diversos projetos e serviços de diferentes órgãos estaduais como Detran, Sanepar, Copel, Cohapar, Teatro Guaíra, Secretarias da Educação, Trabalho, Saúde entre outras.

A próxima etapa do programa Paraná em Ação será em Medianeira do dia 16 a 18 de junho e ficará instalado na Praça Ângelo Darol, com atendimento das 09 às 17 horas. Maiores informações poderão ser obtidas através do 0800 645 52 52 ou pelo site: www.paranaemaca.pr.gov.br

Voltar ao topo