Programada como 1ª Reunião de Pilotagem Paraná-Rhône-Alpes, um dos temas de destaque do encontro entre a missão francesa e do governo e entidades estaduais é a capacitação de prefeitos paranaenses na região de Rhône-Alpes.
Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, esta é uma proposta dos próprios franceses. ?O objetivo é a formação para diversos setores no Estado, incluindo parcerias em programas de educação à distância, e até de formação profissional para a indústria e de prefeitos paranaenses?, informa.
Divididos por temas específicos, os secretários estaduais e técnicos vão mostrar aos franceses as potencialidades do Estado. No campo da economia e comércio, será apresentada a proposta de abertura de Escritório de Representação Econômica da Região Rhône-Alpes no Paraná.
Já a empresa Embafort, de embalagens industriais, irá mostrar um projeto de criação de um centro de excelência de processamento com tecnologia de oxidação úmida.
Na área da cultura, será discutida a possibilidade de intercâmbio na área de teatro de marionetes. Na agricultura, a cadeia produtiva do leite. Na ciência e tecnologia, um exemplo será da valorização dos produtos naturais (biotecnologia).


