Paraná e China firmam parceria na área de ciência e tecnologia

O Paraná terá mais acesso à tradicional medicina chinesa, às plantas medicinais e à produção de medicamentos graças a um acordo de cooperação assinado esta semana entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo da Província de Zhejiang. O acordo também contempla as áreas de biotecnologia agrícola, pecuária, indústria, aqüicultura e desenvolvimento de softwares.

Esta é a primeira vez que o Governo do Paraná e a Província de Zhejiang fazem parceria na área de ciência e tecnologia. Segundo o secretário Aldair Rizzi, uma das ações previstas no acordo é a realização, a cada dois anos, de um fórum de cooperação, com o objetivo de ampliar a parceria. Além disso, explicou Rizzi, as universidades e faculdades estaduais serão estimuladas, através de seus pesquisadores, a fazer intercâmbio e realizar pesquisas em conjunto. “Institutos de pesquisa e órgãos da área de ciência e tecnologia também poderão colaborar”, disse.

Quarto maior PIB da China em 2003, a Província de Zhejiang tem uma população de 46 milhões de pessoas e uma economia baseada na indústria da seda, do chá, têxtil, de confecções, de máquinas, entre outros setores. As empresas privadas instaladas na Província somam mais de 300 mil, representando 70% do PIB local. Em 2003, suas importações e exportações foram respectivamente da ordem de 19,8 bilhões de dólares e 41,6 bilhões de dólares. Os Estados Unidos e o Japão estão na lista dos países que mais importam.

Voltar ao topo