Paraná e CEF firmam acordo para construir mais de 11 mil moradias

O governador Roberto Requião, o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Claudio Romanelli, e o superintendente de Negócios da Caixa Econômica Federal no Paraná, Jorge Kalache Filho, assinaram nesta terça-feira (13), na reunião da Escola de Governo, termo de Cooperação e Parceria para financiamento de 11.512 casas do programa Casa da Família.

As moradias serão construídas em 251 empreendimentos, com investimento de R$ 148 milhões ? recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ? em 155 municípios do Estado. Na solenidade, o governador Requião anunciou a ampliação dos programas habitacionais no estado. ?Outras 20 mil moradias populares deverão ser construídas em 2006?, afirmou.

?Essa parceria entre a Caixa Econômica Federal e a Cohapar mostra o pleno funcionamento das instituições públicas?, disse o presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli.

Para o superintendente da Caixa, Jorge Kalache, ?a Cohapar é um exemplo para o Brasil de como se faz habitação popular?. De acordo com Kalache, a meta é que até o final de janeiro de 2006, todas as 11.512 moradias estejam com contratos aprovados junto à Caixa.

Diversificação

Os mutuários poderão escolher entre cinco projetos arquitetônicos para cada tamanho de casa (32, 40, 44, 52 e 63 metros quadrados). A construção das moradias é feita pelo sistema de Gestão Comunitária ou autogestão. Tudo isso possibilita que a casa fique exatamente do jeito que a família deseja.

No Casa da Família, a Cohapar formaliza Termo de Convênio com cada município participante. Os municípios que desejam participar do programa doam a área dos empreendimentos, dotadas de toda a infra-estrutura necessária para a construção das moradias.

Voltar ao topo