Paraná discute em Portugal integração entre porto e cidade

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, segue neste sábado a Portugal, onde participa da 9ª Conferência Internacional Cidades e Portos. O dirigente portuário vai integrar os debates referentes à modernidade e identidades das cidades portuárias.

“Esta é a nona edição do encontro e até o hoje o Brasil nunca participou de forma mais efetiva deste evento. Nossa presença lá é importante principalmente porque esta conferência visa discutir a necessidade de integração dos portos com a comunidade”, analisa.

Eduardo Requião informa que existe um confronto de idéias entre o governo brasileiro e as propostas colocadas pela Associação Européia de Cidades Portuárias sobre as questões de segurança que cercam o ISPS Code, Código Internacional de Segurança a ser implantado em todos os portos.

A Associação Européia de Cidades Portuárias propõe que o porto deve ser a principal atração turística da cidade, onde são instaladas indústrias limpas, de turismo. “Vamos conhecer e trazer esta proposta de integração para Paranaguá”, informa Eduardo Requião.

A meta da atual administração da Appa também é levar adiante planos de abertura do terminal portuário, de investimentos em cultura e meio ambiente. São propostas que, segundo o superintendente, ficaram adormecidas nos portos brasileiros.
“Vamos retomar esta posição e nosso processo de integração e, até mesmo, incrementar esta relação, assim como temos feito através de iniciativas como a criação do Conselho Sindical”, destaca ainda Eduardo Requião.

Voltar ao topo