Paraná deve realizar mais de 36 mil exames HIV

Mais de 36 mil pessoas podem estar infectadas com o vírus HIV, causador da aids, no Paraná e não sabem da doença. O número é uma projeção da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), levando em consideração os 12.557 casos já confirmados desde o primeiro registro, em 1984, até 2002.
?Numa perspectiva otimista, temos três pessoas infectadas para cada caso confirmado, mas pode chegar a cinco?, diz a médica infectologista Maria Cristina Assef, coordenadora adjunta da área de DST/Aids da Secretaria da Saúde. Esse é o público que a Secretaria pretende atingir com a campanha Fique Sabendo, lançada no final de semana pelo Ministério da Saúde (MS), e que tem o objetivo de incentiva a realização do exame de aids.
A campanha começou a ser veiculada no dia 1.º e permanece até o dia 18 nas emissoras de TV, rádio, revistas e jornais. Também foi distribuído material informativo folders, bottons, cartazes em todos os estados. No Paraná, as 22 Regionais de Saúde iniciaram hoje o repasse dos materiais aos 399 municípios. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo