Paraná cria delegacia para investigar crimes contra a saúde e acidentes de trabalho

O secretário da Secretaria da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (13), a criação do Núcleo de Repressão a Crimes Contra a Saúde (Nucrisa). A delegacia paranaense é a primeira do Brasil criada especificamente para investigar crimes contra a saúde e acidentes de trabalho. ?Percebemos que as delegacias têm uma grande demanda de crimes contra a saúde para serem investigados, por isso criamos esta unidade para atender com exclusividade e mais eficiência esses casos de extrema gravidade?, explicou Delazari.

De acordo com a delegada coordenadora do Nucrisa, Paula Christiane Brisola, o núcleo já é responsável por pelo menos 50 inquéritos policiais e, nas próximas semanas, deve assumir outros 400 casos que estão distribuídos em delegacias de Curitiba. ?Os crimes mais comuns são os de acidentes de trabalho, mas existem casos de concussão, erros médicos, negligência, imperícia, que acabam causando não apenas problemas de saúde, mas a morte do paciente enganado?, explicou a delegada.

Nesta primeira etapa, o núcleo trabalha em conjunto com o Ministério Público, na sede da Promotoria de Saúde Pública e Acidente de Trabalho. Além da delegada, um escrivão e dois investigadores auxiliam a promotoria na investigação e solução dos casos.

A delegada ainda explicou que o Nucrisa também trabalhará para a punição de profissionais que fazem cobranças a pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde e que não garantem os direitos de acesso à saúde pública. ?As pessoas ainda não sabem exigir seus direitos e acabam sendo prejudicadas por isto. Muitas vezes, o hospital cobra do paciente por um serviço que já foi pago pelo SUS, especialmente exames. A idéia é que as pessoas agora possam ter mais resultado nas investigações e punição dos responsáveis, porque a gente trabalha em cada um deles minuciosamente, fazendo as oitivas e as investigações necessárias?, explicou Paula.

Serviço: O Nucrisa recebe denúncias sobre crimes contra a saúde e acidentes de trabalho pelo telefone (41) 3250-4859.

Voltar ao topo