Paraná conquista nomeação no STJ

A desembargadora paranaense Denise Martins Arruda foi nomeada na última quinta-feira para o Superior Tribunal de Justiça. Ela será a primeira mulher paranaense a ocupar o cargo em Brasília. A nomeação foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Denise Martins Arruda já havia passado por duas etapas de seleção anteriormente. Ela foi indicada por unanimidade pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná para disputar o cargo. Depois, obteve a maior votação entre os 442 desembargadores que se inscreveram para a vaga. Ela conseguiu votos de 22 dos 31 ministros do STJ, uma votação raramente atingida nessas situações.

Denise será apenas a quarta mulher entre os 32 magistrados que compõem o STJ. “Essa conquista não é minha, é do Paraná. Tive a ajuda de incontáveis paranaenses”, declarou a desembargadora depois da votação no STJ.

Denise Martins Arruda formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná em 1963. Ingressou na magistratura em 1966, quando foi aprovada em concurso para juiz substituto, exercendo a função nas seções judiciárias de Jacarezinho e de Santo Antônio da Platina. Em 1967 prestou concurso para juiz de Direito e atuou nas comarcas de Mallet, Jandaia do Sul, Peabiru, Londrina e Curitiba. Em 1993 foi promovida ao Tribunal de Alçada, onde exerceu a vice-presidência. Denise Arruda foi a primeira mulher a ocupar um cargo de direção no Judiciário paranaense. Chegou ao Tribunal de Justiça, como desembargadora, em 15 de fevereiro de 2002, promovida por merecimento. É a primeira mulher da carreira da magistratura a chegar ao TJ em caráter efetivo.

Repercussão

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Oto Luiz Sponholz, recebeu a notícia da nomeação da desembargadora através de um telefonema do ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos. “Denise Arruda é a primeira desembargadora estadual oriunda da carreira de magistrados estaduais cotada a assumir um cargo de tamanha importância. Tal fato se constitui em um marco na história do Tribunal de Justiça do Paraná, sendo prova inconteste da competência, capacidade e sensibilidade de nossa colega”, disse Sponholz. Segundo o presidente do TJ, o Judiciário paranaense tem a certeza de que o Estado será muito bem representado no Superior Tribunal de Justiça, “através da contribuição e do talento da desembargadora Denise Arruda, ao lado do reconhecido trabalho efetivado pelo ministro Félix Fischer”, afirmou Oto Luiz sponholz.

A procuradora geral de Justiça, em nome do Ministério Público Estadual, também parabenizou a desembargadora Denise Martins Arruda. A nomeação de Denise representa uma vitória importante para o Paraná, que se verá representado de forma excepcional naquela corte superior, e para o País, que ganhará uma ministra que se notabiliza pela seriedade, competência, dedicação e notório saber jurídico”. De acordo com a procuradora geral de Justiça, haverá uma grande parceria paranaense no STJ: “De um lado, a ministra recém-nomeada e, de outro, o ministro Félix Fischer, que, oriundo do Ministério Público do Paraná, vem, com muito brilhantismo, enaltecendo aquele Tribunal Superior”.

Voltar ao topo