Paraná conquista medalhas no Paraolímpico Brasileiro

O destaque da equipe paranaense no 1.º Campeonato Paraolímpico Escolar Brasileiro, de atletismo e natação, encerrado nesta sexta-feira (27), em Fortaleza, é o atleta Jeferson da Silva Amaro, de 17 anos, de Cambé. Ele conquistou três medalhas de ouro nas três provas em que competiu, nos 50 metros livre, 50 metros costas e 100 metros livre.

Além de Jéferson, estiveram no pódio pela natação Juliano Douglas de Andrade, ouro nos 50 metros peito e prata nos 50 metros livre; Vanessa Luciana Bornacin, bronze nos 50 metros livre A; e Jhessica Ethiene de F. Lourenço, prata nos 100 metros costas e bronze nos 50 metros livre B.

Os talentos paranaenses no podium pelo atletismo foram: Elison Figueiredo, ouro no arremesso de peso e bronze nos 100 metros; Emerson Rafael da Silva, ouro no lançamento de peso e bronze nos 100 metros; Charles da Silva Gonzáles, ouro nos 75 metros; Dierlon Julio de Oliveira, prata no arremesso de peso; e Robson Eli Mazepa, bronze no arremesso de peso.

Para o presidente da Paraná Esporte, Milton Alves, os resultados alcançados pelos atletas paranaenses são fruto do investimento do Governo do Paraná no setor e, em segundo aspecto, indica uma política pública de inclusão social, pois incorporamos nos Jogos Colegiais a participação dos atletas portadores de necessidades especiais desde 2004.

?Colaborar na formação da cidadania para os atletas especiais é uma prioridade da nossa gestão. Ampliar os laços humanos e culturais através da integração do esporte é uma das grandes virtudes da vida de nós profissionais da educação física. Aprendemos muito com eles. Os atletas e os técnicos estão de parabéns pela dedicação de vida com a educação especial?, reforça Lester Pinheiro, diretor de esportes da Paraná Esporte.

A competição foi promovida pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) em parceria com o Ministério do Esporte e o Governo do Estado do Ceará, com a UNIFOR. O Paraná foi representado por uma equipe com 13 atletas.

Voltar ao topo