Paraná comemora a Semana Nacional do Doador de Sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) da Secretaria de Estado da Saúde está comemorando, a partir desta segunda-feira, a Semana Nacional do Doador de Sangue. Até sexta-feira, várias ações educativas serão desenvolvidas a favor da doação voluntária de sangue e de medula óssea. O jogador Narciso, do Santos Futebol Clube, paciente transplantado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), estará presente no lançamento da campanha, que tem como tema "Doe cor a uma vida. Doe sangue".

Na quarta-feira, será realizada a I Mostra da Rede Solidária do Sangue e da Medula Óssea, com cerimônia de abertura às 14h, no prédio histórico da UFPR, na praça Santos Andrade, 50. O evento será inaugurado pelo secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.

Durante a Mostra, haverá depoimento e homenagem ao jogador Narciso, do Santos Futebol Clube, que recebeu transplante de medula óssea no Hospital de Clínicas. Também serão prestadas homenagens públicas aos maiores doadores de sangue e de medula óssea. Além disso, serão lançados dois cartões telefônicos pela Brasil Telecom tendo como tema a doação de sangue e de medula óssea.

Além de uma homenagem aos 25 anos do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas, haverá uma exposição pública com estandes educativos dos trabalhos desenvolvidos pelos parceiros do Hemepar.

Também serão expostos desenhos e trabalhos realizados por alunos das escolas e pacientes atendidos no Hemepar com a temática da doação de sangue.

O objetivo do Hemepar é fazer com que a doação de sangue vire um hábito das pessoas. "Precisamos de doações constantes de sangue e queremos criar um hábito nas pessoas. A doação voluntária é a base do tratamento seguro com o sangue", lembra Wilmar Guimarães, diretor do Hemepar. Para criar essa consciência, o centro prepara o futuro desenvolvendo ações em escolas para conscientizar as crianças sobre a necessidade da doação. 

Voltar ao topo