Paraná colhe 2,5 milhões de sacas de café

A colheita de café no Paraná na safra 2004 já está encerrada com uma produção de 2.525.000 sacas. Do total de grãos colhidos, 52% são provenientes de lavouras adensadas, com produtividade média de 27,9% de saca por hectare. Esse rendimento, segundo o economista Norberto Ortigara, responsável pela previsão de safras e custos de produção da Secretaria da Agricultura, foi 59% maior que o das lavouras tradicionais. As propriedades de café no Paraná tem em média entre 6 e 8 hectares.

Nesse ano, o Paraná participou com 6,5% da produção nacional de café, que foi de 37,8 milhões de sacas, e em 2005, vai contribuir com 5% de uma produção estimada em 31,9 milhões de sacas. "O preço ruim e a produção de soja em alta estimulam a erradicação dos cafezais", explicou Norberto.

Em 2005 a colheita vai ser naturalmente menor, devido ao ciclo bienal, apesar do crescimento das lavouras de café adensado (56%). Mas o Deral – Departamento de Economia Rural aponta outros fatores que comprometem, como a forte seca registrada esse ano entre janeiro e abril, outra seca não tão intensa mas que afetou a florada de junho a setembro e o excesso de chuva entre maio e junho que contribuiu para desfolhar a planta.

"O manejo deficiente, a falta de combate ao bicho mineiro e à ferrugem, bem como adubação insuficiente, também contribuem para que a próxima safra seja menor", ressaltou o economista do Deral. Ele lembrou ainda que houve erradicação dos pés de café, com 6,7% das lavouras sendo substituídas por soja. "Com isso a produção deverá ficar entre 1.550.000 e 1.630.000 sacas de café beneficiado, ou seja, uma redução média de 37% em relação à safra de 2004", completou.

De acordo com Norberto, apesar da produção em baixa, a produtividade do café paranaense não perde muito para os grandes produtores (Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo). A previsão média para a próxima safra é de uma colheita de 14,5 sacas contra 15 de outros Estados. De quarto produtor em 2004, o Paraná passará a sexto em 2005, tendo à sua frente também Bahia e Rondônia.

As lavouras adensadas comportam, em média, 5.500 pés de café por hectare, contra 1.650 plantas nas lavouras tradicionais. O economista lembra que hoje os cafeicultores do Paraná passam pelas mesmas preocupações que os produtores de soja e de trigo, que vivem um período de preços ruins. Segundo ele, algumas medidas deveriam ser adotadas para evitar prejuízos, cuidados com custos; mais atenção do produtor para com sua lavoura, e que faça uma boa colheita, no pano ou seletiva. "Seria uma maneira do agricultor tirar essa diferença que perde em produtividade, para ganhar na qualidade da bebida", disse Norberto Ortigara

Voltar ao topo