Paraná busca experiências na Europa para modernizar Portos

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, participa em Portugal da 9ª Conferência Internacional Cidades e Portos que está sendo realizada nesta semana na capital Lisboa. A participação do representante do Paraná visa a troca de experiências para implantação de projetos de modernização dos Portos de Paranaguá e Antona.

Eduardo Requião também já manteve contato com a International Association Cities and Ports para estudar a possibilidade de a Appa se associar à entidade, que congrega os principais portos da Europa e de outras partes do mundo.

Durante a conferência internacional, o superintendente da Appa anotou as experiências de outros portos, de nações mais desenvolvidas, que interagem com as cidades de forma harmônica e eficaz. “Nos países europeus, a principal política é a de levar ao povo o bem-estar, com desenvolvimento e, consequentemente, a geração de empregos”, avaliou

Turismo

Nos debates, Eduardo Requião observou que o projeto de modernização dos Portos de Paranaguá e Antonina vem encontrando tratamento respeitoso e de admiração. “Nossos projetos não são futuristas ou utópicos. O Porto de Paranaguá, por exemplo, possui elevado potencial turístico, mas há, por parte de alguns políticos, pouca vontade de aproveitá-lo”, analisou. “O que temos visto neste lado do mundo, principalmente em Lisboa, é um desenvolvimento sustentável, no qual se alia o econômico, com o social e o cultural. É o turismo cultural, semelhante ao de Paranaguá, respeitando as devidas proporções, aliado à atividade portuária e industrial, em um único contexto, com sabor de conquista, não só territorial mas, também, social”, acrescentou.

Eduardo Requião ressaltou ainda que agora, mais do que nunca, está disposto a transformar Paranaguá e Antonina, integrando porto e cidade, com a implantação de projetos como a Área Alfandegada e o de ampliação da retroárea. “Com esses projetos e outros, encontraremos o entrosamento necessário para o desenvolvimento político e social que Paranaguá e Antonina merecem”.

A 9ª Conferência Internacional Cidades e Portos começou na segunda-feira e se estende até sexta-feira. Participam representantes de cerca de 50 países, onde estão localizados os principais portos do mundo.

Voltar ao topo