Paraná busca excelência na produção de leite e carne

As principais entidades ligadas às cadeias de carne e lácteos do Paraná, dos setores público e privado, decidiram se unir para um grande desafio, lançado ontem em Curitiba: consolidar o Paraná como fornecedor líder de carnes e lácteos de qualidade, produzidos de maneira natural, com alimentação à base de pasto.

Para perseguir este objetivo, foi criado o Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável da Pecuária de Corte e Leite do Paraná. Segundo Rubens Niederheitmann, coordenador do programa, a idéia é realizar planejamento e ações conjuntas entre os diversos parceiros no setor produtivo das cadeias carne e leite – sempre a partir de uma gerência compartilhada, com a coordenação política do estado, onde todos estejam comprometidos com os objetivos comuns.

O foco do programa, lançado pelo secretário da Agricultura, Orlando Pessuti durante encontro na Emater, é aproveitar oportunidades que surgem com o aumento das exportações, as novas exigências do mercado consumidor e a vantagem competitiva do status sanitário do estado, livre de febre aftosa e outras doenças. Para se credenciar como fornecedores diferenciados, os paranaenses terão que atender às demandas dos consumidores, tanto nos mercados interno como externo, em relação à qualidade, preço e condições de apresentação do produto. Contam a favor do estado várias vantagens competitivas, como a oferta de leite e carne o ano todo, tecnologia disponível, genética, logística, estrutura para qualificar recursos humanos, disponibilidade de crédito, e experiências bem sucedidas na integração dos setores público e privado na agropecuária.

Por outro lado, há desafios a serem vencidos. Na cadeia da carne, é preciso estreitar e profissionalizar o relacionamento entre produtores, indústria e distribuição; organizar a oferta; oferecer padrão de qualidade; melhorar a assistência técnica e o nível tecnológico das propriedades. Na cadeia do leite, falta capital de giro aos produtores, há baixo poder de barganha com o mercado varejista, sobra produção fora do mercado organizado e é preciso melhorar o padrão de qualidade, com remuneração da matéria-prima com base neste quesito.

Seminário

O Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável da Pecuária de Corte e Leite do Paraná é resultado de um termo de cooperação entre a Secretaria da Agricultura, a Faep, o Senar-PR, Ocepar, Fundepec-PR, Sebrae-PR, Emater, Deral, Defis e Tecpar. As entidades criaram um grupo gestor que irá definir as linhas técnicas para desenvolver o programa. A primeira ação concreta será um seminário técnico sobre as perspectivas do mercado da carne bovina no Paraná, a ser realizado no auditório da Ocepar, em Curitiba, no próximo dia 6.

Voltar ao topo