Paraná apóia Ministério do Turismo na prevenção à exploração sexual

Por meio de toda sua infra-estrutura, logística e investimento nas nove regiões turísticas do Paraná, a Secretaria do Turismo apóia o Ministério do Turismo na execução do Programa Turismo Sustentável & Infância. Realizado em parceria com a Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux (FBC&VB), Universidade de Brasília (UnB) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o programa do governo federal promoverá seminários de sensibilização em todo o país. No Paraná, as oficinas serão realizadas em Curitiba, a partir do dia 31.

A meta nacional é sensibilizar 40 mil trabalhadores que integram a cadeia produtiva do turismo. ?Vamos contribuir para o alcance dessa meta e, especialmente, para a conscientização de todos os segmentos produtivos do turismo paranaense?, diz o secretário do Turismo, Celso Caron. Os trabalhadores dos setores de hotelaria, bares, restaurantes e similares, agências e operadoras de turismo, além de taxistas, guias de turismo, empresas de eventos, guarda municipal e policiamento turístico são o público alvo.

Divididas em quatro módulos

Meios de hospedagem, Alimentos e bebidas, Agências e operadoras e Receptivo (taxistas, guias, agentes, conventions bureaux, etc) ? as oficinas serão realizadas respectivamente nos dias 31 de julho e 01 de agosto, 14 e 15 de agosto, 11 e 12 de setembro e 21 e 22 de setembro no Senac (Rua André de Barros, 750, Centro, em Curitiba).

Ao todo serão contempladas 25 cidades, de 21 estados brasileiros. Entre os objetivos, estão mostrar como o turismo pode proteger as crianças e adolescentes da exploração sexual, como o profissional deve agir nestas situações, para quem os integrantes da cadeia produtiva do turismo devem denunciar este crime e a quem recorrer.

Os seminários serão ministrados por profissionais das áreas de Turismo, Ciências Sociais, Administração e Marketing. O material didático contará com uma cartilha e um vídeo elaborados especificamente para os cursos. Ao final dos seminários os participantes que têm a função de multiplicadores receberão um certificado emitido pela UnB. Cartazes e selos também serão entregues para que eles possam expô-los em seus locais de trabalho.

?Os seminários são parte de um processo de mudança de cultura, necessário para que todos entendam que onde há exploração sexual de crianças e adolescentes a sociedade como um todo perde?, afirma o coordenador do Programa Turismo Sustentável & Infância, Sidney Alves Costa. ?Perde o destino, perde a sociedade e perde o nosso país?, destaca. Mais informações pelo telefone (41) 3313-3549, com Larissa.

Voltar ao topo