Paraná alcança recorde na colocação de pessoas com deficiência

De janeiro a novembro deste ano, 1,9 mil pessoas com deficiência chegaram ao mercado de trabalho, intermediados pelas Agências do Trabalhador de todo o estado. Os números são os melhores da história do sistema público de empregos no Paraná. Número 20% maior que o alcançado no ano mesmo período do ano passado, quando foram colocados 1,6 mil portadores de deficiência no mercado formal.

?Há três anos, comemorávamos praticamente com fogos alguma contratação de deficiente. Este ano, com o trabalho consolidado, estamos trabalhando a cada dia para superarmos os bons resultados?, diz o coordenador do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Simão Stczaukoski.

Os números, lembra Simão, são um motivo a mais para as pessoas com deficiência comemorar neste dia 3, Dia Internacional do Deficiente. Só durante o último mês de novembro foram colocados 165 pessoas.

O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Emerson Nerone, explica que as Agências do Trabalhador de todo o Estado tinham a expectativa de alcançar 1800 colocações em 2006. ?Eles não só alcançaram como já ultrapassaram esse número, ainda no mês de novembro?, comenta Nerone.

Para o secretário, os bons números são resultado do trabalho de sensibilização de empresários para, não só cumprir a Lei de Cotas (Decreto n.º 3.298 de 1999), mas também perceber a eficiência desses trabalhadores. A lei estabelece uma reserva de 2% do quadro em empresas com 100 a 200 empregados, nas empresas com 201 a 500 empregados, a reserva é de 3%, com 501 a 1.000 funcionários, a cota deve ser de 4%. E nas empresas com mais de 1.000 empregados, 5% deverá ser ocupada por deficientes.

O Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência existe no Paraná desde 1998. Acompanhe abaixo o quadro de evolução.

Evolução de colocações de deficientes no mercado de trabalho no Paraná, pelo Sistema Público de Empregos

Fonte: Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PPD), da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo