Paraná alcança o segundo melhor superávit do Brasil

O Paraná fechou o primeiro trimestre como o segundo Estado que mais contribuiu com o superávit da balança comercial brasileira. O saldo paranaense no período ficou em US$ 1,011 bilhão, atrás apenas de Minas Gerais (US$ 1,447 bilhão), ou 16,4% do resultado do país, que ficou em US$ 6,167 bilhões.

Segundo dados coletados pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e pela Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, o superávit paranaense no período cresceu 63,2% em comparação com o mesmo período de 2003, quando ficou em US$ 619 milhões.

“Os números do comércio exterior são recordes no período”, informou o secretário Luis Mussi. As exportações do Paraná alcançaram US$ 1,825 bilhão e as importações ficaram em US$ 814 milhões.

O presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, destaca que as vendas para novos mercados e o trabalho de incentivo à exportação, com missões comerciais e rodadas de negócios, vêm estimulando o saldo positivo da balança comercial paranaense.

Ele cita o caso do frango, que puxou as exportações para o Japão, no trimestre. As vendas de pedaços e miudezas de frango cresceram de US$ 6,82 milhões, em 2003, para US$ 25,38 milhões.

Rocha Loures lembra que a Fiep e o Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) apoiaram missões comercias e promoveram, em fevereiro, uma rodada de negócios com os principais compradores de frango do Japão e Coréia. “Estas ações já apresentaram bons resultados”, afirma.

Para o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, a divulgação dos produtos “made in Paraná” ? feita pela Federação, pelo sindicato e por órgãos estaduais ? colaborou para conquista e consolidação no mercado asiático.

“No nosso caso, a qualidade dos produtos e o senso de oportunidade, com a conquista de mercado, em razão da gripe avícola, permitiram que o frango paranaense se tornasse absoluto em alguns países asiáticos”, explica Martins.

O presidente da Fiep acrescenta que a nova estratégia da federação é manter os atuais mercados e conquistar outros com a divulgação de produtos paranaenses. Segundo ele, já estão agendadas rodadas de negócios com uma missão italiana que chega ao Paraná no final do mês.

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