Paraná adere ao Plano de Desenvolvimento da Educação

O Paraná foi o 25º estado a aderir o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O estado tem o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do país, com nota 5 nas primeiras séries do ensino fundamental A média nacional é 3,8.

Mesmo antes do lançamento oficial, 80% dos municípios paranaenses já elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR) que habilita à participação no PDE.

O ministro da Educação, Fernando Hadadd, atribuiu este resultado ao grande intercâmbio entre governo federal e Secretaria da Educação do Paraná, e disse que a partir de agora com o compromisso assinado, cobrará do estado a posição de ?ponte? no intercâmbio com os municípios para que as metas sejam alcançadas.

Segundo as previsões do eastado, em 2022 o Paraná deve atingir nota 6,9 no Ideb, enquanto no resto do país a expectativa é que a nota seja 6.

O ministro defendeu o direito de todos ao ensino. ?A escola pública tem que ser para 100% da população. Estamos chegando ao final do ano com planos de trabalho em andamento. Os prefeitos podem deixar seus cargos, que haverá continuidade porque o plano já foi entregue, aprovado e as obras estão sendo realizadas. Ele só tem que dar continuidade ao trabalho?.

Coube à secretária de Educação Básica, Maria do Pilar, explicar aos prefeitos paranaenses presentes na solenidade as 28 diretrizes previstas no compromisso.

Ela disse que o esforço é conjunto e que é preciso que todos os educadores conheçam o Ideb, que desafia os dirigentes a tomar novas posições.

Segundo a secretária, até o início de dezembro dos 5.564 municípios brasileiros, 3.878 se comprometeram a seguir as medidas estabelecidas no plano, como a alfabetização de todas as crianças até a idade máxima de oito anos e o acompanhamento de cada aluno.

O ministro afirmou que a não-prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) pelo Senado não deve comprometer os investimentos da área social.

De acordo com Haddad, o orçamento deve ser refeito e a expectativa é de que se mantenha o ritmo atual nos programas da área de educação.

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