Paraguai busca cooperação técnica para construção de aterro

O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida recebeu, nesta quarta-feira (19), o secretário de Meio Ambiente do Departamento Central do Paraguai (Assunção), José Ferreira. Ele esteve em Curitiba para solicitar uma cooperação técnica na questão do lixo e conhecer o processo de tratamento utilizado no Paraná, da coleta à disposição final.
A intenção de Ferreira é reunir informações técnicas mínimas que sirvam de modelo para a construção de um novo aterro sanitário, no Paraguai, que atenda a capital Assunção e região metropolitana. De acordo com ele, o aterro que serve estas localidades tem vida útil até dezembro deste ano. Além disso, Ferreira avalia que o sistema de operação do lixo naquele país está bastante defasado em relação à capital paranaense, pois consiste apenas na separação dos resíduos hospitalares.
O secretário Cheida explicou que Curitiba passa por um problema semelhante ao de Assunção em relação ao esgotamento da capacidade do aterro da Cachimba. Uma das alternativas apresentadas por Cheida para a questão do lixo foi a separação do material reciclável para diminuição do volume. Além disso, o secretário estadual apontou que é necessário atuar junto às grandes redes de supermercados para que as embalagens produzidas sejam recolhidas de volta.

Voltar ao topo