Paraguai aprova nova ponte na fronteira com Brasil

A construção de uma segunda ponte sobre o Rio Paraná, ligando o Brasil ao Paraguai, foi aprovada nesta quinta-feira (3) pelo congresso paraguaio, segundo informou a Agência Ansa. No Brasil, o projeto recebeu parecer favorável nas comissões do Mercosul e de Relações Exteriores da Câmara. Agora, deve ser apreciado pela Comissão de Viação e Transporte e pela Comissão de Constituição e Justiça, antes de ir a plenário. Depois, ainda precisa passar pelo Senado.

De acordo com o relator do projeto na Comissão de Relações Exteriores, deputado federal Florisvaldo Fier, é possível que até o fim de maio esteja pronto para ser apreciado pelos deputados. Ele acredita que, caso o processo tramite rapidamente no Senado, ainda este ano pode ser feita a licitação, com a construção iniciando em 2008. Apesar de envolver os dois países, a ponte será levantada com recursos orçamentários do Ministério dos Transportes do Brasil.

O acordo de construção foi assinado no dia 8 de dezembro de 2005 em Montevidéu, no Uruguai, tendo como justificativa o grande fluxo de pessoas e cargas na Ponte da Amizade, que une Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, e a integração física do Mercosul. A nova ponte está prevista para ser levantada a uma distância de 20 quilômetros da atual e ligará Foz do Iguaçu a Presidente Franco.

Voltar ao topo