Para Lula, inauguração de plataforma mostra recuperação da indústria naval

Brasília ? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje, na cerimônia de batismo da plataforma P-50 da Petrobras, em Niterói (RJ), que a inauguração da obra é o cumprimento do desafio de recuperar a indústria naval brasileira.

"Os trabalhadores e empresários têm todo direito de continuar reivindicando e reclamando coisas, mas, pelo amor de Deus, o passo que nós demos foi fantasticamente extraordinário. Não apenas produzimos navio de plataforma, como estamos dispostos a disputar concorrências internacionais com aqueles que um dia pensaram que nós não tínhamos competência para produzir essas coisas", afirmou o presidente.

Lula destacou que o país precisa de infra-estrutura, profissionais qualificados e energia para atrair os investidores nacionais e internacionais. Sobre o setor energético, ele informou que 15 mil quilômetros de linhas de transmissão de energia vão ser construídos até 2007 para que o Brasil não tenha um novo apagão, como o ocorrido 2001.

A plataforma P-50 produzirá 180 mil barris diários de petróleo. Com índice de nacionalização de 35%, a nova plataforma custou US$ 634 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão), gerando quatro mil empregos diretos e 12 mil indiretos.

Voltar ao topo