Para Lula, conselho é reivindicação histórica de jornalistas

São Domingos, 16 (AE) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu hoje em defesa do projeto que cria o Conselho Nacional de Jornalismo, que tenta cercear a imprensa. “Vocês são um bando de covardes mesmo, hein? Vocês não tiveram coragem de defender o Conselho Nacional de Jornalista”, disse Lula aos repórteres, quando saía do hotel para comparecer à cerimônia de cumprimentos do novo presidente da República Dominicana, Leonel Fernandez.

O presidente questionou os jornalistas sobre o projeto, sobre os motivos pelos quais não concordavam com a proposta, e indagou se não era uma “reivindicação histórica da categoria. Diante da negativa dos jornalistas, declarou: “Para mim, para o governo, o que importa é fazer as coisas que a categoria entenda que sejam boas para ela”. Lula não disse, no entanto, se o governo vai recuar em relação ao projeto por causa da repercussão negativa.

O presidente estava bem-humorado e chegou brincando com os jornalistas, que queriam saber sobre a elevação do status do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, a ministro. Sem dar tempo a indagações, ele foi logo dizendo que os jornalistas eram “covardes” por não defenderem o conselho, que disse ser do jornalista e não de jornalismo. “Mas tem de defender”?, perguntou um repórter. “É lógico”, disse o presidente. “Se a gente não concorda não tem de defender”, prosseguiu o repórter. “Cadê a posição classista sua?”, indagou Lula. “Mas ninguém foi consultado”, disse o repórter. “Mas não é uma coisa boa para vocês?”, quis saber o presidente, em um misto de surpresa e incômodo com aquela discussão. Demonstrando que tinha dúvidas em relação à posição da categoria, o presidente ainda comentou: “Não existe isso (de vocês não serem consultados)”. Ante a insistência dos repórteres de que não sabiam do projeto, o presidente, surpreso, reiterou: “Mas não é uma reivindicação histórica de vocês? Vocês não eram nem nascidos e já reivindicavam isso”…

E então desabafou dizendo que, para ele, o que importava era fazer uma coisa que fosse boa para a categoria. Nesse momento, um microfone foi colocado próximo ao presidente e ele, em tom de brincadeira, afirmou, já saindo andando: “Não hablo”.

Em seguida, rindo, afirmou que “o Kotscho (Ricardo Kotscho, secretário de imprensa que o acompanha na viagem) falou que era para conversar com vocês às 5 da tarde (hora local, 6 da tarde no Brasil), porque não dava tempo de sair na imprensa e porque vocês estão fazendo pergunta agora?”, brincou ele, diante da insistência de todos em relação ao novo status de Meirelles.

Mais cedo, durante a cerimônia de posse do novo presidente da República Dominicana, Lula ouviu o seu colega, em discurso, dizer que ” a imprensa não deve ser censurada”.

Voltar ao topo